UM POUCO DE ARTE E PINK FLOYD - O GRITO


O Grito, do artista norueguês Edvard Munch, é um dos quadros mais famosos do mundo. A pintura tem quatro versões, com diferentes níveis de acabamento, duas delas já foram roubadas e recuperadas algum tempo depois pelas autoridades norueguesas. Já presente no imaginário popular, O Grito agora ganha uma versão animada, por Sebastian Cosor. A animação tem direito até a trilha sonora do Pink Floyd.
 
Pintura  de 1893, a obra representa a própria vida do artista na infância. Apresenta uma figura meio andrógena e horrenda em um momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, na Noruega, ao pôr do Sol.
 



 
"Passeava com dois amigos ao pôr do sol, o céu ficou de súbito vermelho sangue, eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta, havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do Oslofjord e sobre a cidade os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade e senti o grito infinito da Natureza." (Edvard Munch).

O Grito é considerado uma das maiores obras do movimento expressionista. O quadro já foi capa de revista e homenageado pelo grande cineasta Andy Warhol, apareceu no desenho do Pernalonga, serviu de inspiração para a criação da máscara usada no filme Pânico e apareceu, como mostra a imagem abaixo, no desenhos dos Simpsons.




Comentários

Postagens mais visitadas