ROTEIRO DE ESTUDO - 3º ANO DO E.M.


  • ·         Interpretação de texto;
  • ·         Os planos da língua;
  • ·         Os 5 tipos de gramática;
  • ·         Análise morfológica;
  • ·         Análise sintática;
  • ·         A origem da linguagem;
  • ·         Orações coordenadas;
  • ·         História e expansão da Língua Portuguesa.



Oi, gente, desculpe a demora em postar a matéria. Com esse material em mãos e na cabeça, vocês certamente estarão prontos para a prova.O que não estiver nesta postagem - como a análise sintática e morfológica - você encontrará em postagem mais antigas. Não sejam preguiçosos e mãos à obra! Bom estudo e BJ BJ.


"Não há língua sem gramática, o que implica uma estrutura, não há língua sem estrutura, o que implica uma gramática.

Por gramática designa-se o total de elementos da língua organizados em conjuntos, tanto do ponto de vista da forma como do significado.

Para isso, faz-se necessário aprender um conjunto de princípios que nos ensinam como combinar as palavras entre si, sem o que não poderá haver comunicação. esse conjunto de princípios constitui a gramática:

Tipos de gramática:

  • Normativa: busca a padronização da língua, ela "dita" as normas do bom falar.
  • Descritiva: ocupa-se dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los apenas.
  • Histórica: estuda a evolução da língua.
  • Comparativa: dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas.
  • Gerativa: Sua função não é ditar regras, mas envolver todas e apenas as frases gramaticais.

Orações coordenadas:

Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes.

São ligadas por conectivos ou justapostas, ou seja, separadas por vírgula.
Veja: A atriz falou aos jornalistas   e despediu-se em seguida.
                   1ª oração                                        2ª oração

Observe que a 2ª oração não está encaixada na 1ª, não funciona como termo da oração anterior, não se relaciona sintaticamente com nenhuma palavra da 1ª oração.

As orações coordenadas são classificadas em: sindéticas e assindéticas.

- Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção.
Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado.

- Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção.
Exemplo: Tudo passa, tudo corre: é a lei.

Orações coordenadas sindéticas

As orações coordenadas sindéticas são classificadas de acordo com a conjunção coordenativa que as introduz. Podem ser:

- Aditivas:  estabelecem ideia de adição, soma.
Exemplo: Não venderemos a casa, nem (venderemos) o carro.

São conjunções aditivas: e, nem, mas, também.

- Adversativas: estabelecem oposição, adversidade.
Exemplo: Gostaria de ter viajado, mas não tive férias.

São conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto.

- Alternativas: estabelecem alternância.
Exemplo: Siga o mapa ou peça informações.

São conjunções alternativas: ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer, siga...siga.

- Conclusivas: estabelecem conclusão.
Exemplo: São todos cegos portanto não podem ver.

São conjunções conclusivas: portanto, logo, por isso, pois, assim.

- Explicativas: estabelecem explicação.
Exemplo: Senti frio, porque estava sem agasalho.

São conjunções explicativas: que, porque, pois, porquanto.

IMPORTANTE: atente-se às corações com as conjunções coordenativas "e" e "mas". Elas podem ser usadas com valor adtivo ou adversativo. A interpretação da sentença desfará a ambiguidade.

Ex: Deus cura, e o médico manda a conta. (adversativa)
       Ela ela uma menina estudiosa, mas principalmente estudiosa. (aditiva)



"A LINGUAGEM É UM CONJUNTO DE REGRAS QUE TORNA POSSÍVEL A INTERAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS".






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