Gênero Textual: Contos de Fada - releituras no cinema

Boa tarde a todos!

Ontem, como de costume, reservei um tempo para colocar minhas séries em dia e foi a vez de Once Upon a Time. Quem estudou comigo sabe o quanto aprecio esta série, pois já a utilizei algumas vezes em sala de aula.
Para quem não conhece, Once Upon a Time (era uma vez) é uma série da TV americana - exibida pela Sony - baseada nos contos de fada.
A história se passa na cidade fictícia chamada Storybrooke e seus moradores são, na verdade, personagens de contos de fada aprisionados por uma maldição no mundo real. A encarregada de quebrar a maldição, Emma Swan, foi enviada para o "nosso mundo" por seus pais - Branca de Neve e Príncipe Encantado - através de um portal para que, no seu vigésimo oitavo aniversário, cumprisse a profecia de salvar a todos. E por aí vai: histórias que se entrelaçam e vão sendo deliciosamente recontadas ao longo dos episódios. A série já está no fim da segunda temporada.
Ao final do post coloco os links para quem quiser baixar a série. Por enquanto fiquemos com o trailer e um pouco mais sobre as adaptações dos contos de fada no cinema.



O melhor de tudo, e o que o torna ainda mais atraente para alunos do 6º e 7º ano, por exemplo, é o fato de um dos personagens principais ser um menino nessa faixa etária de 10 a 12 anos. Ele é o responsável por encontrar Emma - sua mãe - e trazê-la de volta a Storybooke.
Essa série me foi apresentada, na verdade, por algumas alunas do ensino médio - valeu Amandinha e Isabella! E tem muita gente grande por aí, como eu, que não perde um episódio. 

Adaptações de contos de fada no cinema são muito comuns, além de estarem muito em evidência nos últimos anos. Que tal uma atividade de recontagem de histórias? 

Se quiser e puder ir mais fundo na adaptação, sugiro que eles filmem sua própria história. Eles podem reunir-se em grupos, ou a turma pode selecionar o conto que a turma mais gostou, para realização de um filme único, no qual todos de alguma forma participarão. Hoje em dia, quase todos os alunos sabem filmar e editar seus vídeo (tenho alguns exemplos em posts mais antigos). Conversem com eles. Vocês ficarão impressionados com  os resultados. 
Até o final da semana farei um post com dicas de como fazer um curta-metragem. Enquanto isso, vejamos um pouco mais sobre as adaptações.

1948 - The Red Shoes - Musical baseado em um conto de fadas de mesmo nome.



1952 - Jack and the Beanstack - basedo no conto João e o pé de feijão.



1960 - Cinderelo sem Sapato - nessa adaptação, os papéis se invertem: o rapaz é escravizado por sua madrasta e a princesa Charming precisa escolher um marido em um baile. Provando mais uma vez da arte de recontar!



1984 - A companhia dos Lobos - reinterpreta a história de Chapeuzinho Vermelho.




1996 - Freeway - Sem saída - Adaptação moderna da história de 'Chapeuzinho Vermelho' na qual adolescente liberada muda-se para a casa da avó, e no caminho se envolve com psicopata que se passa por psicólogo infantil. O encontro desencadeia uma série de situações-limite para a dupla.




2001 - A.I. Inteligência Emocional - Menino robô que deseja ser humano, baseado na história de Pinóquio.




2001 - Sherk - Exemplo perfeito para aulas que abordem a intertextualidade, esse filme reúne diversos personagens de contos de fada como Pinóquio, Os Três Porquinhos e Branca de Neve. É também uma adaptação de um conto de 1990, de William Steig. 






2010 - Alice no País das Maravilhas - do premiado diretor Tim Burton, mais uma releitura de uma obra que vem encantando gerações e teve sua primeira adaptação para o cinema em 1903.





2011 - A Garota da Capa Vermelha - baseado no conto Chapeuzinho Vermelho.





2011 - O Gato de Botas - é um conto conto de fadas do francês Charles Perrault e sua primeira publicação foi em 1697. O personagem principal, que apareceu em 3 dos 4 filmes do Shrek ganhou seu própria adaptação e conta com a dublagem do ator Antônio Banderas. 





2012 - Branca de Neve e o Caçador - releitura de Branca de Neve, soube que é o primeiro de uma trilogia.





2012 - Espelho, espelho meu - uma tentativa - na minha opinião fracassada - de recontar Branca de Neve e os Sete Anões sob a perspectiva da Rainha Má. O filme e suas piadas era todos lugares comuns. Nada me surpreendeu, além do mau gosto. Mas vale a pena conhecer mesmo assim. 





2013 - Jack: O Caçador de Gigantes - filme de aventura, adaptação de um antigo conto inglês mais conhecido como João e o Pé de Feijão. 




2013 - João e Maria: Caçadores de Bruxas - João e Maria, já adultos formam uma duple de caçadores de bruxas que são contratados pelas autoridades locais após o desaparecimento de algumas crianças.





2013 - Oz: Mágico e Poderoso - adaptação do romance lançado em 1900 - The Wonderful Wizard of Oz - a história passa-se, na realidade, antes dos acontecimentos do filme e do livro originais. Seguindo uma tendência no cinema e nas séries de "dizer como tudo começou".




Há promessas de uma releitura de A Bela Adormecida para 2014 com Angelina Jolie no papel de Malévola, que narrará a história. 

Correm boatos nos blogs de séries que Alice no País das Maravilhas terá uma série parecida com Once Upon a Time.

Bem, é só estourar a pipoca e viajar com os alunos. Florestas mágicas e reinos encantados é o que não falta. Essa lista é só um resumo com o que considerei mais importante. Há uma série de adaptações que não citei tais como Enrolados, Deu a Louca na Chapeuzinho, Deu a Louca na Cinderela, entre outros. 

BJ, BJ.

Shênia Martins.

Links para download da série (vocês também podem assistir online)











Comentários

Postagens mais visitadas