Para falar de sexualidade

Sexualidade e.... cinema, claro!

Sexualidade é sem dúvida um dos assuntos mais polêmicos para se falar em qualquer ano do ensino fundamental e médio, principalmente no médio, quando os adolescentes começam a querer sair da teoria e bem...vocês sabem. Mas o tema é tão polêmico quanto evitado. Um lado defende que "esses assuntos" devem ser discutidos em casa com os pais, outro, como eu, acredita que não se forma um cidadão consciente de seus direitos e deveres apenas com lições de matemática e português. Precisamos despertar o pensamento crítico nesses jovens, para que sejam capazes de refletir sobre suas atitudes e, desta forma, contribuírem significativamente para tornar mais justa nossa sociedade. É fato também que muitas instituições já contam com palestras ou mesmo disciplinas sobre sexualidade. Isso é realmente fantástico. Para quem tem liberdade de tratar do tema, trarei hoje sugestões para enriquecer as aulas. A ideia dessa surgiu depois da leitura, na última semana, de artigos que falavam sobre violência, principalmente contra homossexuais. Um adolescente foi espancado na saída de uma boate porque era gay, um pai matou seu filho de 8 anos porque o menino gostava de brincar de boneca e usar roupas femininas e o presidente de Uganda, na África, sancionou uma lei, no dia 24/02/2014, que torna crime a homossexualidade. É punido também aquele que souber de algum "ato gay", como eles chamam, e não denunciar. Para aquecer o debate, que tal começar com o texto sobre essa lei? No site da Globonews (http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/02/presidente-de-uganda-sanciona-lei-que-pune-gays-com-prisao-perpetua.html) é possível também assistir a um vídeo de apenas 5 minutos elucidando-a.


"Presidente de Uganda sanciona lei que pune gays com prisão perpétua

Medida também estabelece prisão para quem não denunciar homossexual. Legislação é mais branda do que proposta inicial, que previa pena de morte.


A homofobia na África volta à pauta internacional. O presidente de Uganda sancionou nesta segunda-feira (24) uma lei que torna crime a homossexualidade e pune com prisão perpétua quem cometer ‘atos gays’, como sexo com menores e deficientes físicos, mas vale também para “repetidos atos sexuais consensuais entre adultos”. A medida também estabelece pena de prisão até para quem souber da existência de um homossexual e não denunciá-lo.
Segundo o presidente Museveni, a lei significa uma luta contra o “imperialismo social” ocidental. Ele acredita que o Ocidente está promovendo a homossexualidade na África. “Muitos homossexuais são mercenários, heterossexuais que se tornaram homossexuais por dinheiro. São prostitutas por dinheiros”, disse o presidente durante discussão no fim do ano passado.
Mais branda do que a proposta inicial, que previa a pena de morte, a lei de Uganda não é uma novidade na África. No mês passado, a Nigéria também decretou leis contra homossexuais e, neste domingo (23), o presidente do Zimbábue, Mugabe, disse em seu discurso de aniversário que o país não aceita a homossexualidade."


A seguir alguns filmes que de alguma forma abordam questões relacionadas a sexualidade:
Ps: No final da postagem seguem os links para baixá-los.

JUNO:


"A história de Juno (2007) é simples: uma menina esperta acidentalmente engravida de seu melhor amigo, na única noite que passaram juntos. Ela decide entregar o bebê para adoção - e inicia uma convivência com o casal que vai adotá-lo enquanto segue com sua vida cotidiana, agora complicada pela barriga que cresce.
Juno é um filme de personagens. A história não tem grandes emoções ou surpresas (bom, tem uma) e nem tem a intenção de ser assim. A relação da personagem com o mundo é o que torna o filme memorável."


AS MELHORES COISAS DO MUNDO:




"O personagem principal é Mano, um adolescente de 15 anos que está enfrentando todos os problemas que vêm com a idade - a cobrança dos amigos para perder a virgindade, a busca por um lugar na sociedade, a paixão não correspondida, etc. - e ainda o bônus que é ver seus pais se separarem. Seus melhores amigos são Carol e Deco. E seu confidente, o professor de violão Marcelo. Além da adolescência, As Melhores Coisas do Mundo lida com a difícil questão do preconceito. Dentro e fora da escola, como reflexo da própria sociedade atual. A homossexualidade é colocada em primeiro plano, saindo do armário e surgindo de forma escancarada. Sintoma do século XXI transposto para o filme, o que também passa a sensação de contemporaneidade. Laís Bodanzky trouxe para a tela o mundo atual. Incluindo a tecnologia e as consequências por ela provocadas na convivência diária."

TOMBOY




Um dos mais belos filmes que já assisti. Emocionante e delicado, trata não de homossexualidade, mas da sexualidade, daquilo que somos quando nos despimos de rótulos.
"Laure  é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne . A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia, Laure resolve ir na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade."


BILLY ELLIOT


Meninos jogam futebol e lutam boxe, mas não dançam balé. A frase resume o pensamento da sociedade representada no filme e que vemos até hoje. Eu mesma já sofri muito bullying por preferir as artes marciais ao ballet e as brincadeiras de bola àquelas com bonecas. 
Acima de tudo, o filme mostra ao espectador uma criança que já tinha uma vocação nata para uma determinada atividade – e como se faz necessária a presença da família no incentivo e no entendimento dessa vocação. Elliot, óbvio, por estar em uma atividade feminina, no meio de um buraco atrasado da Inglaterra da década de 80, sofre com o preconceito de uma sociedade machista, com os homens da cidade que vivem se engalfinhando em confusões como se quisessem assim provar sua masculinidade. Billy perdeu sua mãe e está numa fase em que não compreende o meio em que vive. O amigo se veste de menina, copiando o comportamento do pai quando a esposa sai de casa, o que só confunde mais as coisas na cabeça do menino. 


XXY



Como fica claro desde o título, portanto, o filme da argentina Lucía Puenzo trata de um fenômeno sexual, algo que se pode confundir com hermafrodismo. A Síndrome de Klinefelter, 47, XXY, ou Síndrome XXY é uma condição na qual um humano tem um cromossomo X a mais. Um filme sobre transição para a maturidade, rejeição, sexualidade e escolhas. Alex tem pais que a amam, mas é rejeitada pelos moradores locais e não está certa sobre sua sexualidade enquanto Alvaro é gay, rejeitado pelo próprio pai  e também um adolescente confuso. A história é muito bem desenvolvida e apoiada por magníficas atuações.


EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO

O curta metragem, que rendeu este ano um longa chamado "Hoje eu quero voltar sozinho" é um dos meus queridinhos. Sem dúvida começaria por aqui, como já o fiz em um projeto.  O vídeo abaixo está completo.


Leonardo , um adolescente deficiente visual que muda de vida totalmente com a chegada de Gabriel , um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo que tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana , Leonardo vive a inocência da descoberta do amor entre dois adolescentes gays.


CAFÉ COM LEITE




Outro curta nacional fantástico. Está também completo. Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre vídeogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.

Que quiser se aprofundar no assunto, podem baixar nesse link (http://www.4shared.com/web/preview/doc/sZSgvPesba?) um livro sobre sexualidade e cinema. São vários artigos discutindo diversos filmes que tratam do assunto.





Por fim, os links para baixar os filmes acima (Via Torrent)

XXY (completo no Youtube): http://www.youtube.com/watch?v=bjXona0uQCw


Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas