ANÁLISE SINTÁTICA - 3º ANO EM

Segue o link para download do material de hoje.

http://www.slideshare.net/ShniaMartins/anlise-sinttica-12976561


3º ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa
Professora: Shênia Martins.

A FRASE
(Texto extraído de “Elementos para uma estrutura da língua portuguesa”, Walmírio  Macedo)

A grande problemática da análise sintática é que, em muitos aspectos, é destituída de qualquer lógica e, em alguns outros, o esclarecimento depende da lógica.
“Ó contradição da contradições!”
E não poderia ser diferente considerando-se que sendo a língua elemento de comunicação entre as pessoas, está sujeita a todas as vicissitudes, próprias da precariedade dos usuários.
As expressões linguísticas não são propriamente intelectuais, mas também afetivas. Manejadas por seres que são inteligência e sentimento, não poderia a linguagem ficar isenta de afetividade.
A primeira noção, na sintaxe, para a qual desejamos chamar atenção é a da interdependência.
Entre o sujeito e o verbo há interdependência e não dependência do 2º ao 1º.
O ideal seria proceder-se uma análise global, de sentidos, e não apenas uma análise sintática.
Proceder-se-ia, assim, a uma análise por níveis operacionais.
O termo principal ou o sentido de maior importância teriam de ser empregados com muita parcimônia para não se cometerem aberrações lógicas, ou mesmo contradições insuperáveis. Como, por exemplo, pode-se citar o fato de ser considerado o sujeito como elemento principal e a oração subordinada como termo secundário, e, entretanto, temos uma oração subordinada substantiva subjetiva que, dentro do raciocínio anterior, É a principal por ser um sujeito e não o é, por ser subordinada.
Na sintaxe, assunto que trataremos neste ano letivo, partiremos de um “inventário de orações” e procederemos, a seguir, ao estudo de cada uma delas, numa tentativa de possível hierarquização das unidades sintáticas.
Aí entram 2 processos: o da coordenação e o da subordinação.
Faz-se mister compreender o verdadeiro sentido da coordenação como processo que contrasta com a subordinação, mas não se opõe.
Depois do estudo das orações, de seus termos, pode-se proceder a uma processo de “permutação” de termos do texto para a precisão de seu sentido.
Aliás, o processo de permutação, processo típico de substituição, apresenta muitas vantagens didáticas, quando usado com inteligência e eficiência.
A matemática pé uma das ciências que mais usa o processo de substituição para a solução de muitos de seus problemas. Embora pareça estranho, muitos processos matemáticos podem ser usados com muitos resultados positivos. Hás os que não gostam.
A ciência não é uma religião. Uma religião estará cada vez mais segura na proporção o menor número possível de discordâncias dentro dela.
Há, por exemplo, muitas semelhanças no tratamento entre a Matemática e a Gramática.
Vejamos alguns:
A matemática denomina as suas quatro operações:
Adição – subtração – multiplicação – divisão
A Gramática, ao tratar das conjunções coordenativas, identificou o primeiro grupo como um conectivo meramente de soma, de adição. Chamou-o, pois, de conjunção aditiva. Ao segundo grupo, sentiu que, depois de uma soma, teria de vir a subtração. E o que é a conjunção adversativa senão uma conjunção de subtração?
Pelo menos, esses dois tipos de conjunções coordenativas têm um ponto em comum com aquelas duas operações fundamentais.
O processo de substituição, tão empregado na Matemática, vem sendo usado na Gramática com muita validade para o equacionamento de muitos problemas.
O professor Bernard Pottier estabelece o que ele chama de “transferência” e “substituição” e aplica essas duas técnicas ao estudo da sintaxe e da comunicação linguística.
Seguiremos seus passos no nosso curso.
O período é um conjunto. Se é composto é um conjunto maior com mais de um conjunto que denominamos menor.
Em cada conjunto menor, temos subconjuntos. O sujeito, o predicado, etc, são subconjuntos.
Na análise da língua, a noção de conjunto é muito importante e muitas vezes difícil de delimitar por ter implicações diferentes.
É o caso dos chamados conglomerados verbais; expressões como “pegar fogo”, “baixar a cabeça”, “tirar o cavalo da chuva”, “ir tudo por água abaixo”, “perder o latim”, “quebrar a cara”, etc. São meros conjuntos que são assim identificados pelo sentido.
Os valores significativos dessas expressões não podem nem deve ser dissociadas nos seus elementos para efeito de análise, pois isso seria uma perturbação evidente do seu valor significativo.
O processo de análise sintática vem, ao longo dos anos, no ensino da língua materna no Brasil, apresentando muitas contradições.
Ninguém pode negar as vantagens que o usuário da língua tem para comunicação de suas ideias e compreensão das alheias, quando conhece a estrutura e o funcionamento da língua.
A análise é um processo de compreensão. Se, no estudo da análise, o aluno souber aplicar bem os “planos de equivalência” e os “planos de substituição”, indubitavelmente terá um número maior de meios de expressão que qualquer outro.
A análise sintática deixará de ser um suplício, mas uma técnica de melhoria da sua redação.

ESTRUTURAS MATRIZES DA FRASE PROTUGUESA:
SV                                    Chove.
SN + SV                           O menino chegou.
SN + SV + SN                  O menino comprou o sapato.
SN + SV + SC                   O menino chegou tarde.
SN + SV + SN + SC          O menino comprou sapato ontem.
SN + SV + SN/A              O menino é bom.

Orações substantivas:
Classifique as seguintes orações em destaque:

1.       É bom que estudes.


2.       Convém que saias logo.


3.       Eu quero que prestes atenção.


4.       Eu preciso de que venhas.


5.       Eu tenho necessidade de que venhas.


6.       O fato é que já sei a matéria.


7.       A verdade é esta: estou feliz.

Comentários

  1. shenia necessito urgente das respostas. abracos gustavo murce da 232 do mallet soares

    ResponderExcluir
  2. 1. O.S.Substantiva Subjetiva
    2. O.S.Substantiva Subjetiva
    3. O.S.Substantiva Objetiva Direta
    4. O.S.Substantiva Objetiva Indireta
    5. O.S.Substantiva Completiva Nominal
    6. O.S.Substantiva Predicativa
    7. O.S.Substantiva Apositiva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas