FIGURAS DE LINGUAGEM
Oi, 8º ano! Encontrei esse texto sobre figuras de linguagem e achei interessante pra compartilhar. No fim de semana vou postar um vídeo e outros exemplos sobre o assunto. BJ BJ
Utilizar letras de canções no estudo do português pode ser uma boa maneira para entender e memorizar alguns conteúdos, como as figuras de linguagem. Por isso, o Terra preparou dicas que podem facilitar o estudo, listando figuras de linguagem em letras de música.
Segundo o professor Edir Alonso, do curso pré-vestibular Universitário e do Colégio João Paulo I, de Porto Alegre, a relação com a música no estudo da língua facilita o entendimento das regras e aproxima o conteúdo do cotidiano do estudante: "Esse aspecto faz com que o conhecimento do aluno ganhe significação, já que as figuras de linguagem estão presentes na letra de uma canção, que faz parte do seu dia a dia".
A professora Cristiane Bastos, do Cursinho da Poli, de São Paulo, afirma que a relação entre a gramática e as músicas pode ser muito rica, já que diversos artistas, em vários gêneros musicais, trabalham com a questão das variantes da língua em suas letras. "Determinadas músicas buscam abarcar essas diferenças linguísticas, essas variantes. Isso já está muito difundido, até bandas de rock brincam com a questão da linguagem coloquial, ou até mesmo em funks a gente nota isso", diz.
Confira, a seguir, quatro exemplos de figuras de linguagem e como elas podem ser encontradas nas letras de músicas de diversos artistas brasileiros.
Metáfora
Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos. Segundo o Professor Edir Alonso, podemos encontrar um exemplo de metáfora em uma música de Gilberto Gil.
Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos. Segundo o Professor Edir Alonso, podemos encontrar um exemplo de metáfora em uma música de Gilberto Gil.
"Na própria prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já tivemos uma questão envolvendo Gilberto Gil, com uma canção chamada 'Metáfora', que é um ótimo exemplo para trabalhar essa figura de linguagem. A letra fala "Uma lata existe para conter algo. Mas quando o poeta diz: 'Lata', pode estar querendo dizer o incontível. Deixe a meta do poeta, não discuta. Deixe a sua meta fora da disputa, deixe-a simplesmente metáfora". Faz uma referência para o fato de que a metáfora remete a fatos que vão além do que está sendo dito, e cabe ao leitor buscar vários significados, mas nunca apenas um único sentido", analisa Alonso.
Paradoxo
"No paradoxo, temos a concomitância de significados excludentes", explica o professor. A música "Monte Castelo", do grupo Legião Urbana, é um bom exemplo. "O poema de Luís de Camões incorporado à música 'Monte Castelo' diz 'o amor é um contentamento descontente, é um cuidar que se ganha sem perder'. Ela traz elementos opostos, ao falar desse 'contentamento descontente' e que dói ao mesmo tempo em que não se sente. Dessa forma, temos a figura do paradoxo", diz Alonso.
Antítese
Figura de linguagem na qual ocorre a exposição de ideias opostas, na antítese podemos perceber a aproximação de palavras ou expressões de sentidos contrários. O contraste que ocorre serve, principalmente, para enfatizar os conceitos envolvidos, o que não se conseguiria se eles estivessem isolados.
Muitas vezes, ela pode ser confundida com o paradoxo, pela similaridade entre as duas figuras de linguagem. Edir Alonso explica a diferença: "Um bom exemplo de antítese é a música 'Certas Coisas', do Lulu Santos, que diz: 'Não haveria o som se não fosse o silêncio, e não haveria luz se não fosse a escuridão'. Assim como o paradoxo, a antítese traz o sentido da oposição, mas a antítese é apenas a utilização dos contrastes, dos opostos". Já no paradoxo, esse uso é feito de uma maneira mais direta, com um termo necessariamente contradizendo o outro.
Metonímia
"Na música 'Meteoro', cantada por Luan Santana, temos o seguinte trecho: 'Te dei o sol, te dei o mar, pra ganhar seu coração'. É claro que não tem como fazer isso, a não ser em sentido denotativo. Assim, nós chegamos na metonímia", exemplifica Alonso.
Figura de linguagem muito utilizada na literatura e em letras de música, a metonímia ocorre quando um termo substitui outro, havendo entre eles uma relação de sentido. "Se a gente pensar no sentido denotativo, 'te dei o sol, te dei o mar, pra ganhar seu coração' pode ser entendido como que ele fez até o impossível para ganhar o órgão vital da pessoa, mas na verdade a ideia seria usar a conotação, na qual a palavra corresponde à conquistar o amor da pessoa, o que mostra a presença da metonímia", analisa o professor.
yasmin pereira de carvalho
ResponderExcluirum tipo de metáfora:Meteoro
Luan Santana
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!
Isso, mocinha!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJúlia-8a
ResponderExcluirPleonasmo: Vamos Fugir-Gilberto Gil- "Vamos Fugir Para outro lugar".
Metáfora: Monte Castelo-Legião Urbana-"O amor é o fogo que arde sem ver".
Hipérbole:Exagerado-Cazuza-"Eu posso até morrer de fome".
Personificação:Pimpão-Balão Mágico-"Dança também Pimpão"
Eduarda Bond 8A
ResponderExcluirObserve as seguintes afirmações:
“Eu canto um canto matinal”. (Guilherme de Almeida)
“A ameaça, o perigo, eu os apalpava quase”. (Guimarães Rosa)
Na primeira afirmação, o escritor utiliza o verbo cantar, que já traz consigo a idéia de canto (quem canta, logicamente canta um canto). Na segunda, de Guimarães Rosa, os vocábulos “ameaça” e “perigo” fazem parte de um mesmo eixo significativo: são sinônimas. Entretanto, o escritor usou as duas, a fim reforçando a idéia que queria transmitir.
Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma idéia estamos utilizando a figura de linguagem chamada pleonasmo. Quando bem elaborada, além de embelezar o texto, esta figura de linguagem intensifica e destaca o sentido da expressão onde foi empregada.
“A vida, não vale a pena nem a dor de ser vivida”. (Manuel Bandeira)
Deve-se evitar, entretanto, o uso de pleonasmos viciosos. Estes não têm valor de reforçar uma noção já implicada no texto. Antes são fruto do desconhecimento do sentido das palavras por parte do falante. O pleonasmo vicioso é muito utilizado na modalidade oral, o que acaba influenciando a modalidade escrita. Veja alguns exemplos:
“Menino, entre já para dentro”.
“Eu fui fazer um hemograma de sangue hoje de manhã”.
“Joana sofre de leucemia no sangue”.
“Eu vi com esses olhos que um dia a terra há de comer”.
“A protagonista principal do filme ‘O sorriso de Monalisa’ é Julia Roberts”.
Eduarda Bond 8A
ResponderExcluirParanomásia
o emprego de palavras parônimas (sons parecidos).
Ex: "Com tais premissas ele sem dúvida leva-nos às primícias" (Padre Antonio Vieira)
Onomatopéia
criação de uma palavra para imitar um som
Ex: A língua do nhem "Havia uma velhinha / Que andava aborrecida / Pois dava a sua vida / Para falar com alguém. / E estava sempre em casa / A boa velhinha, / Resmungando sozinha: / Nhem-nhem-nhem-nhem-nhem..." (Cecília Meireles)
Elipse
omissão de um termo ou expressão facilmente subentendida. Casos mais comuns:
a) pronome sujeito, gerando sujeito oculto ou implícito: iremos depois, compraríeis a casa?
b) substantivo - a catedral, no lugar de a igreja catedral; Maracanã, no ligar de o estádio Maracanã
c) preposição - estar bêbado, a camisa rota, as calças rasgadas, no lugar de: estar bêbado, com a camisa rota, com as calças rasgadas.
d) conjunção - espero você me entenda, no lugar de: espero que você me entenda.
e) verbo - queria mais ao filho que à filha, no lugar de: queria mais o filho que queria à filha. Em especial o verbo dizer em diálogos - E o rapaz: - Não sei de nada !, em vez de E o rapaz disse:
Elipse
omissão de um termo ou expressão facilmente subentendida. Casos mais comuns:
a) pronome sujeito, gerando sujeito oculto ou implícito: iremos depois, compraríeis a casa?
b) substantivo - a catedral, no lugar de a igreja catedral; Maracanã, no ligar de o estádio Maracanã
c) preposição - estar bêbado, a camisa rota, as calças rasgadas, no lugar de: estar bêbado, com a camisa rota, com as calças rasgadas.
d) conjunção - espero você me entenda, no lugar de: espero que você me entenda.
e) verbo - queria mais ao filho que à filha, no lugar de: queria mais o filho que queria à filha. Em especial o verbo dizer em diálogos - E o rapaz: - Não sei de nada !, em vez de E o rapaz disse:
Elipse
omissão de um termo ou expressão facilmente subentendida. Casos mais comuns:
a) pronome sujeito, gerando sujeito oculto ou implícito: iremos depois, compraríeis a casa?
b) substantivo - a catedral, no lugar de a igreja catedral; Maracanã, no ligar de o estádio Maracanã
c) preposição - estar bêbado, a camisa rota, as calças rasgadas, no lugar de: estar bêbado, com a camisa rota, com as calças rasgadas.
d) conjunção - espero você me entenda, no lugar de: espero que você me entenda.
e) verbo - queria mais ao filho que à filha, no lugar de: queria mais o filho que queria à filha. Em especial o verbo dizer em diálogos - E o rapaz: - Não sei de nada !, em vez de E o rapaz disse:
Elipse
omissão de um termo ou expressão facilmente subentendida. Casos mais comuns:
a) pronome sujeito, gerando sujeito oculto ou implícito: iremos depois, compraríeis a casa?
b) substantivo - a catedral, no lugar de a igreja catedral; Maracanã, no ligar de o estádio Maracanã
c) preposição - estar bêbado, a camisa rota, as calças rasgadas, no lugar de: estar bêbado, com a camisa rota, com as calças rasgadas.
d) conjunção - espero você me entenda, no lugar de: espero que você me entenda.
e) verbo - queria mais ao filho que à filha, no lugar de: queria mais o filho que queria à filha. Em especial o verbo dizer em diálogos - E o rapaz: - Não sei de nada !, em vez de E o rapaz disse:
Eduarda Bond (CONTINUAÇÃO) 8A
ResponderExcluirMetáfora
emprego de palavras fora do seu sentido normal, por analogia. É um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo.
Ex: A Amazônia é o pulmão do mundo. Encontrei a chave do problema. / "Veja bem, nosso caso / É uma porta entreaberta." (Luís Gonzaga Junior)
Obs1.: Rocha Lima define como modalidades de metáfora: personificação (animismo), hipérbole, símbolo e sinestesia. ? Personificação - atribuição de ações, qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados. (A lua sorri aos enamorados) ? Símbolo - nome de um ser ou coisa concreta assumindo valor convencional, abstrato. (balança = justiça, D. Quixote = idealismo, cão = fidelidade, além do simbolismo universal das cores)
Obs2.: esta figura foi muito utilizada pelos simbolistas
Hipérbole
exagero de uma idéia com finalidade expressiva
Ex: Estou morrendo de sede (com muita sede), Ela é louca pelos filhos (gosta muito dos filhos)
Obs.: Para Rocha Lima, é uma das modalidades de metáfora.
Ironia
utilização de termo com sentido oposto ao original, obtendo-se, assim, valor irônico.
Obs.: Rocha Lima designa como antífrase
Ex: O ministro foi sutil como uma jamanta.
Espero que tenha gostado Shênia, beijos.
Shênia,
ResponderExcluirMe lembro que algum aluno do 8 ano A, lhe perguntou qual a diferença de sarcasmo e ironia.
Sarcasmo - é uma ironia, porém quando você decide fazê-la com um humor.
Ironia - quando você tem um comentário retórico (que consiste em dizer o que você pensa, porém ao contrário).
Maria Clara Maciel
Show! As meninas estão arrasando!
ResponderExcluirYasmin Pereira de Carvalho
ResponderExcluirTem uma música de gilberto gill que se chama"metáfora" que nos mostra realmente a metáfora como uma figura de linguagem,e
é uma ótima escolha para se levar à sala de aula, pois os alunos entenderiam o que é a meáfora de uma forma mais dinâmica.
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirEu sou um poço de dor e amargura"
"Sou um cachorro sem sentimentos"
"Seus olhos são dois oceanos"
"Cada fruto desta árvore é um pingo de ouro"
"Meu pensamento é um rio subterrâneo" (Fernando Pessoa)
"Rafael é um gato"
"Essa menina é uma flor"
"Esse menino é um filé"
"É um ato de falta de grandeza desprezar o desejado pássaro depois que ele pousa em suas mãos" (Giuliano Fratin)
"Em sua sincera dissimulação ele usou uma máscara feita com o molde de seu próprio rosto" (Giuliano Fratin)
"Os Lenhadores da Ilusão jamais obterão êxito na floresta da minha verdade" (Giuliano Fratin)
"Jamais deveriam ser asfaltados os bosques e campos floridos de um ingênuo coração" (Giuliano Fratin)
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirMetáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.
"Amor é fogo que arde sem se ver"
— Luís de Camões
O termo fogo mantém seu sentido próprio - desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como, por exemplo, o carvão - e possui sentidos figurados - fervor, paixão, excitação, sofrimento etc.
Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.
Meu coração é um balde despejado
— Fernando Pessoa
''O amor é um grande laço/Um passo para a armadilha''-metáfora
ResponderExcluir“Deixe meu lar /Pra seguir seu caminho''-metáfora
Ingrid Pereira de Carvalho
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMetonímia
ResponderExcluirsubstituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles associação de significado.
Yamin Pereira de Carvalho
Ex: Ler Jorge Amado (autor pela obra - livro) / Ir ao barbeiro (o possuidor pelo possuído, ou vice-versa - barbearia) / Bebi dois copos de leite (continente pelo conteúdo - leite) / Ser o Cristo da turma. (indivíduo pala classe - culpado) / Completou dez primaveras (parte pelo todo - anos) / O brasileiro é malandro (sing. pelo plural - brasileiros) / Brilham os cristais (matéria pela obra - copos).
Shenia achei um site bem legal sobre figuras de linguagem
ResponderExcluirhttp://www.graudez.com.br/literatura/figling.htm
Yasmin Pereira de Carvalho
Shenia se você quiser levar pra gente exercícios de figuras de linguagem achei um site que pode ajudar
ResponderExcluirhttp://www.profaugusto.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=117
Yasmin Pereira de Carvalho
Yasmin Pereira de Carvalho
ResponderExcluirEu de dia sou tua flor...
Eu de noite sou teu cavalo...
Hipérbole
(Chico Buarque - Sem açúcar)
Enquanto minha guitarra chorar gentilmente...
Eufemismo
(George Harrison - While my Guitar gently Weeps)
Yasmin Pereira de Carvalho
ResponderExcluirHipérbole
"Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar."
(Cazuza - Exagerado)
Pleonasmo
"Eu vivo na espera de poder viver a vida com você."
(Longe de Você - Charlie Brown Jr)
Yasmin Pereira de Carvalho
ResponderExcluirAntítese
Não existiria som se não
Houvesse o silêncio
Não haveria luz se não
Fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim ...
Certas coisas (Lulu Santos)
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirempo Perdido-Legião Urbana
Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...
Pleonasmo:repetição de um termo,para reforço ou realce de uma ideia.
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirAntítese - Fusão Etnica
Quando a noite virar dia e a mentira for verdade
Quando a tristeza for alegria e o bem virar maldade.
Yasmin Pereira de Carvalho
ResponderExcluirHurricane/Furacão (feat. Kanye West)
30 Seconds To Mars
Exemplos de: Metáfora.
"(Não importa quantas mortes eu morra)*, eu nunca vou esquecer
(Não importa quantas mentiras eu vivo)*, eu nunca vou me arrepender
*(Tem um fogo dentro deste coração que bagunça e está perto de explodir em chamas)"
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirEngenheiros do Havaii - Chama-se Refrão de bolero
Tem duas figuras em uma só estrofe: metáfora e hipérbole
"Teus lábios são um labirinto... (metáfora)
...que atraem os meus instintos mais sacanas
e o seu olhar sempre me engana
é o fim do mundo (hipérbole)
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirPleonasmo
A Amizade
Grupo Bom Gosto
Composição: Djama Falcão / Bicudo / Cleber Augusto
"Foi bem cedo na vida que eu procurei
Encontrar novos rumos num mundo melhor
Com você fique certo que jamais falhei
Pois ganhei muita força tornando maior
A amizade...
Nem mesmo a força do tempo irá destruir
Somos verdade...
Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir
Quero chorar o seu choro
Quero sorrir teu sorriso
Valeu por você existir amigo"
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirPersonificação e hipérbole
"Faço promessas malucas,tão curtas quanto um sonho bom " Cazuza
Comparação
" Até o sol quis ver de onde vem tanta luz,nosso amor tem poder,fogo que nos conduz"
Exaltasamba
Yasmin Pereira de Carvalho
ResponderExcluirPersonificação: há várias músicas nas quais podemos trabalhar essa figura de linguagem. Aqui escolhemos Medo da chuva de Raul Seixas:
Medo da chuva
É pena que você pense
Que eu sou seu escravo
Dizendo que eu sou seu marido
E não posso partir
Como as pedras imóveis na praia
Eu fico ao teu lado
Sem saber dos amores que a vida me trouxe
E eu não pude viver
Eu perdi o meu medo
O meu medo, o meu medo
O meu medo da chuva
Pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar
Aprendi o segredo, o segredo
O segredo da vida
Vendo as pedras que choram sozinhas
No mesmo lugar
Eu não posso entender tanta gente
Aceitando a mentira
De que os sonhos desfazem aquilo
Que o padre falou
Porque quando eu jurei meu amor
Eu traí a mim mesmo
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo
É feliz tendo amado uma vez... uma vez
Disponível em: < http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48316/ >.
Ingrid Pereira de Carvalho
ResponderExcluirPleonasmo
Chove Chuva
Jorge Ben Jor
Chove chuva
Chove sem parar
Pois eu vou fazer uma prece
Pra Deus, nosso Senhor
Pra chuva parar
De molhar o meu divino amor
Que é muito lindo
É mais que o infinito
É puro e belo
Inocente como a flor
Por favor, chuva ruim
Não molhe mais
O meu amor assim
Chove Chuva
Chove sem parar
Yasmin Pereira da Carvalho
ResponderExcluirNa música "Não é tarde" de Fernanda Brum podemos encontrar: Eufemismo,Hipérbole e Personificação
Eufemismo: “No sorriso de uma mãe que deu à luz”
Hipérbole: “ Minha fé está além do impossível”
Personificação: “O céu ainda é azul há esperança”