RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 24,25 e 29

Desculpem a demora!

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1.a ) Na imagem se vê uma mamadeira com formigas.
b) A mamadeira é usada normalmente para amamentar bebês.
c)  Que há filhotes de animais no zoológico.
d) A proposta é direcionada aos pais, para que levem seus filhos ao zoológico para conhecer o filhote.
e) Trata-se de sujeito composto, pois ele está explícito na oração "Papai e mamãe convidam..."

2.a) "Cobram multas atrasadas"
b) Tornar evidente quem está cobrando as multas. Se elaborasse a machete com o sujeito indeterminado poderia levar o leitor a pensar nas possibilidades de quem praticou a ação.
c) Não, as manchetes de jornal devem informar o leitor de maneira objetiva, deixando claro quem pratica a ação.

3.a) Sujeito indeterminado, pois o verbo é transitivo indireto e está na terceira pessoa do singular seguido do pronome "se", que é IDS.
b) Porque a informação mais importante do anúncio é o que é procurado, e não quem procura. Esse tipo de sujeito destaca a informação mais importante.

4.a) No Brasil, viaja-se muito para a praia no verão.
b) Naquela cidade, trabalha-se bastante.
c) Viaja-se bem em qualquer cidade deste país.
d) Precisa-se de secretárias bilíngues.

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1.a) Aos jornalistas, que publicam novidades sobre o assunto diariamente, e aos cientistas, que fazem novos testes e descobertas.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sim. No terceiro quadrinho, Charlie Brown, o utiliza mais duas vezes "estavam enviando cães", estão enviando ratos."

2.a) No segundo quadrinho, a menina parece surpresa e desapontada; e, no terceiro, verdadeiramente indignada.
b) O entusiasmo inicial liga-se à expectativa inicial que Mafalda tinha de que Felipe já tivesse aprendido a escrever. Sua surpresa e desapontamento decorrem do fato de isso não ter acontecido apesar de ele ter passado "o dia inteiro" na escola. Sua indignação deve-se à descoberta de que o aprendizado da escrita demora meses para acontecer e ela culpa a burocracia por isso.
c) Desde o primeiro quadrinho, Mafalda emprega o sujeito indeterminado, flexionando os verbos na terceira pessoa do plural "te ensinaram", e, em suas respostas, Felipe a acompanha nessa opção "me ensinassem", "ensinarem".

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1.a) Primeira parte: um homem ferido se abriga em um castelo abandonado onde vê um retrato e, em um livro que trata de pinturas expostas na parede do castelo, lê a história dessa pintura.Segunda parte: uma bela jovem casa-se com um pintor que coloca a arte acima de tudo. Ela aceita posar para um retrato. À medida que o retrato avança e a figura ganha vida, a moça vai perdendo a saúde, mas o marido se recusa a perceber isso. Quando ela dá a última pincelada e constata qie há vida na pintura, vê que sua amada está morta.
b) A segunda é mais antiga.

2.a) Quase nada, mas pode-se deduzir que o narrador seja um homem rico, pois viaja com um criado, e que a viagem seja pelos montes Apeninos, na Itália.
b) A falta de detalhes sobre o narrador e sobre os motivos de sua estada no castelo ajuda a criar o clima de mistério que estará presente em toda narrativa.

3.a) O primeiro narrador é uma personagem mais ou menos definida; o homem ferido que pernoite no castelo. Sua narrativa em primeira pessoa soa como um depoimento, um relato. O segundo é um narrador em terceira pessoa, desconhecido, e sua narrativa é o registro escrito de uma história que teria se passado.

4.a) A jovem perde a vida ao mesmo tempo que seu retrato ganha vitalidade.
b) Na segunda história.
c) Porque há elementos irreais, como a transferência da vida da moça para o retrato.

5.a) Antigo, comum nos Apeninos, gótico, grandioso, sombrio, abandonado.
b) Localizado em um torreão afastado do castelo, menos que os demais; paredes cobertas por tapeçarias; quadros pesados, com molduras de arabesco dourado; iluminação a vela; cama envolvida por um cortinado de veludo negro arrematado por franjas.
c) Predominam no quarto e no castelo a escuridão e um ambiente pesado, soturno.


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