Júlia Cardoso - 8a Hipérbole: O desejo de exprimir emoções por meio de palavras leva, por vezes, à elaboração de imagens que beiram o excesso. O exagero com propósito expressivo é o que chamamos de hipérbole. Exemplos de Hipérbole: "Eu chorei rios de lágrimas." "Você me faz morrer de rir." "Estou morrendo de fome!" Pleonasmo: O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) numa expressão, enfatizando-a. Exemplos de Pleonasmo: Estou organizando uma torcida organizada. Subir para cima. Descer para baixo. Hemorragia de sangue. Entrar para dentro. Sair para fora. Suicidou-se a si mesmo. Ironia: Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em ressaltar algum aspecto passível de crítica. A ironia deve ser muito bem construída para que cumpra a sua finalidade; mal construída, pode passar uma ideia exatamente oposta à desejada pelo emissor. Exemplos de Ironia: Como você foi bem na última prova, não tirou nem a nota mínima! Parece um anjinho aquele menino, briga com todos que estão por perto.
Júlia Cardoso - 8a
ResponderExcluirHipérbole:
O desejo de exprimir emoções por meio de palavras leva, por vezes, à elaboração de imagens que beiram o excesso. O exagero com propósito expressivo é o que chamamos de hipérbole.
Exemplos de Hipérbole:
"Eu chorei rios de lágrimas."
"Você me faz morrer de rir."
"Estou morrendo de fome!"
Pleonasmo:
O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) numa expressão, enfatizando-a.
Exemplos de Pleonasmo:
Estou organizando uma torcida organizada.
Subir para cima.
Descer para baixo.
Hemorragia de sangue.
Entrar para dentro.
Sair para fora.
Suicidou-se a si mesmo.
Ironia:
Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em ressaltar algum aspecto passível de crítica. A ironia deve ser muito bem construída para que cumpra a sua finalidade; mal construída, pode passar uma ideia exatamente oposta à desejada pelo emissor.
Exemplos de Ironia:
Como você foi bem na última prova, não tirou nem a nota mínima!
Parece um anjinho aquele menino, briga com todos que estão por perto.