Sugestões de Grandes Atividades em Sala de Aula - Os Vingadores (Cinema e Educação)

Bom dia, caros professores!

Demorou um pouco, mas consegui finalmente assistir ao filme "Os vingadores". Fã como sou dos super-heróis em quadrinhos, bem como do cinema, resolvi postar uma sugestão de aula com esse filme. 


OS VINGADORES






"The Avengers" é um filme que se baseou nas histórias em Quadrinhos dos super-heróis. Emoção, decisão e disputa de espaços são algumas das características que são apresentadas no filme.

O líder Nick Fury (Samuel L. Jackson) tem o projeto de reunir os heróis e formar a Equipe Vingadores.

Quando se juntam, porém, a disputa de espaço e ambição de um ser melhor que o outro é muito nítida.

A decisão é de reunir alguns dos heróis da Marvel na agência de espionagem internacional S.H.I.E.L.D., visando defender o planeta e a humanidade de ameaças intergalácticas.

Na sala de aula, é possível abranger uma infinidade de temas, como Personalidade e Respeito e o Trabalho em Equipe.

Que professor nunca teve um aluno que disse: “Ah! Professora, com ele eu não sento ou não jogo”.

Essas dificuldades são enfrentadas diariamente por muitos educadores.

Os alunos querem se sentir valorizados e importantes dentro do ambiente escolar, querem ter o poder de decisão.

Alguns, quando não conseguem, buscam outra forma de chamá-la a si, mas fazem isso, muitas vezes, de uma forma inadequada.

O filme atrai muitas crianças e adolescentes, pois é impactante.

Afinal, quem não tem o seu herói preferido?

O próprio educador pode começar uma aula explorando, perguntando aos seus alunos qual herói eles mais gostam e por quê.

Essas personalidades normalmente têm características fortíssimas, que podem fazer com que os alunos se identifiquem com os personagens, divirtam-se e reflitam suas atitudes.

Abaixo, delicie-se nas atividades que você, professor, pode desenvolver com seus alunos:

O Homem de Ferro (Robert Downey Jr.):

O Homem de Ferro tem a personalidade forte, inteligente e gosta de estar no controle da situação. Além de piadista, é um playboy bilionário que usa uma armadura vermelha. O que podemos aprender com ele? 
Questione os seus alunos e escreva as respostas. Será que ser bilionário lhe dá o direito de tratar as pessoas como quer? Levante pontos para discussão.
Thor (Chris Hemsworth), baseado no deus Thor, filho preferido de Odin, possui força e velocidade sobre-humanas, sendo capaz de controlar os elementos da tempestade, raios, furacões e geadas. 
Ele também possui como arma o martelo mágico Mjolnir.
Interessantes as características do Thor. Já pararam para pensar que somente ele consegue pegar o martelo? Nem o Hulk, o mais forte, não consegue levantá-lo. 
Que tal discutir aqui que existem sentimentos e valores que são de cada um, identificados na vivência, família etc.?

Capitão América (Chris Evans):

Em um experimento para criar “Supersoldados”, esse herói recebeu um soro que deixou seu corpo mais elevado e desenvolvido do que os outros seres humanos.Isso fez com que ele adquirisse força (ele é mais forte do que qualquer humano), velocidade, agilidade, reflexos e resistência, além de ter grandes habilidades para aprender rapidamente.Não basta somente a força física, afinal, um homem vindo de experiências de laboratório só poderia ter características muito únicas. Mas o Capitão América também é inteligente, pensa suas atitudes e tem a percepção de fazer escolhas. 
Qual a importância dessas habilidades hoje em dia? 

Gavião Arqueiro (Jeremy Renner):

Mestre supremo do arco e flecha, excelente artista marcial, líder e acrobata, o Gavião Arqueiro tem incríveis habilidades de visão e com ela é capaz de realizar feitos aparentemente impossíveis. Sua mira é tao excepcional que o faz realizar, muitas vezes, proezas inimagináveis, seja com seu arco e flecha ou com qualquer outro objeto disponível em mãos.
Quando se fala de arco e flecha, logo imaginamos um alvo, certo? 
Que tal trabalhar o Gavião Arqueiro com o tema: Qual profissão que quer seguir? Você tem um sonho? Qual? Que habilidades é preciso adquirir para alcançar um objetivo?

Hulk (Mark Ruffalo):

Quanto mais bravo, mais forte o Hulk fica.Tomado pela raiva, ele é capaz de lutar por dias sem parar.É dono de uma resistência mental sobre-humana, sendo dificilmente vencido ou dominado por este tipo de superpoder. Quando sua integridade física é atingida, ele também se vê beneficiado pela regeneração celular espontânea. O “grandalhão verde”. O filme mostra claramente como Hulk ainda não controla seus instintos.Se provocado, fica furioso e acaba brigando com os próprios companheiros. 
Num trabalho dentro da sala de aula, de uma maneira bem dinâmica, poderia ser proposto aos alunos que eles pensassem se em algum momento já tiveram uma atitude impulsiva que depois se arrependeram. 
Exemplos de momentos assim podem ser citados, tais como uma discussão seus pais, brigas na escola, entre outras possibilidades.

Viúva Negra (Scarlett Johanson):

Experiências do governo russo retardaram o seu envelhecimento, aumentaram o seu sistema imunológico e reforçaram sua resistência física. A Viúva Negra é lutadora, perita em artes marciais, especialista em armas de fogo, em táticas militares e espionagem. Com estudos das características da Viúva Negra, podem ser trabalhados temas como a disciplina, treinamento e aperfeiçoamento. Isso porque todas as pessoas são capazes de adquirir habilidades, basta se esforçar, empenhar e acreditar que, na maioria das vezes, as coisas darão certo.

Esse breve descritivo a respeito das características de alguns personagens do filme é para ilustrar que, quando trabalhamos em equipe, não quer dizer que todos os envolvidos precisam ser iguais.
De algum modo, os nossos grupos de trabalho podem contar com as mais diferentes habilidades, pois cada pessoa tem o seu valor e sua forma de pensar.
Quando juntas para solucionar um problema, mentes diferentes tornam-se invencíveis, pois se unem por um objetivo único, fazendo que um ajude o outro a superar seus limites.

Nick foi audacioso ao reunir esses super-heróis. A história ficou sensacional e mostrou o quanto cada um teve que crescer para proteger a humanidade.

Na sala de aula não é diferente. O professor também precisa ser audacioso para propor novos desafios a cada dia para sua turma.

Essa nova geração de alunos não quer mais copiar, isso não os atrai mais.

Hoje, os alunos precisam ter experiências e vivenciar situações que os façam refletir em atitudes na sociedade.

Como toda ação tem uma reação, na vida real não é diferente, todas as pessoas irão responder por seus atos.

Por tudo isso, é indispensável que cada pessoa conheça suas características e limites.

Assim, cada um poderá aprender a controlá-los, para que não seja controlado por suas emoções e desejos.


Comentários

Postagens mais visitadas