Cinema & Educação - Festival do minuto
Bom dia!
Estou aqui hoje para provar que é possível, apenas com boa vontade, produzir seu próprio filme. Não é preciso ser nenhum mago da tecnologia ou fazer cursos de cinema. Lembrem-se de que, por mais que você entenda de tecnologia, seus alunos sempre estarão um passo a sua frente. Eles são os filhos do mundo globalizado, do mundo audiovisual. Nosso papel, na verdade, é mostrar as várias possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas. Portanto, não invente limitações; crie soluções.
O vídeo abaixo foi todo produzido pelo celular. Estou usando aplicativos para a plataforma IOS - tenho um iphone - mas é possível produzir vídeos em qualquer smartfone com câmera. O sistema Android possui, inclusive, uma maior variedade de aplicativos gratuitos.
Para modelar o personagem, gravar, editar e publicar, levei em torno de 4 horas, mas passei dois dias pesquisando aplicativos e aprendendo a lidar com eles. Alguns são gratuitos. Gastei uns R$20,00 para adquirir as versões completas dos programas (as versões completas possuem mais ferramentas), mas em todos eles é possível fazer um filme apenas com o conteúdo gratuito.
Etapas:
Depois de modelar o personagem - percebam que não sou muito talentosa com massinha rs - e bolar o enredo ( uma traça que cria asas após alimentar-se dos livros) comecei a filmar com um app chamado "Imotion Hd". Ele é que faz essa animação em stop motion.
Depois de pronto o filme, utilizei o "Intro designer" para fazer a vinheta do Blog. Você escolhe um modelo e edita dos textos. Muito fácil.
Por último, app "Splice" uniu as duas partes, adicionou efeitos de áudio e transições.
E aí, se animou?
Então que tal participar de um festival de cinema? o "Festival do Minuto" recebe inscrições até o dia 20 de novembro de professores e alunos do ensino fundamental e médio. Há prêmios de até R$ 1000,00. Pelo site é possível também acessar aulas gratuitas com as etapas de produção de um vídeo. Acesse a página e saiba mais. http://www.festivaldominuto.com.br/contests/333?locale=pt-BR
Comentários
Postar um comentário